quarta-feira, 5 de março de 2008
MATEMÁTICA E ARTE (ALFREDO VOLPI)
JUSTIFICATIVA: A atividade proposta a seguir visa estimular o aluno a calcular áreas e promover a interdisciplinaridade.
OBJETIVOS: Motivar o aluno e promover a interdisciplinaridade.
METAS: Sugeri que os alunos acomodados em grupos utilizem todas as suas figuras geométricas obtidas a partir de quadrados recortados e que montassem mosaicos utilizando qualquer tema que viesse a mente.
AÇÕES:
1. Em primeiro lugar os alunos conheceram a vida e as obras de ALFREDO VOLPI e a relação que as obras dele tem com a matemática.
2. Distribuir para cada aluno a quantidade de quadrados que achassem que fosse necessário, de 4 cm de lado e de diferentes cores;
3. Solicitar aos mesmos que compare os quadrados entre si, e em seguida, determinar suas áreas;
4. Solicitei que tracem a diagonal em cada quadrado e perguntar: em quantas partes iguais cada quadrado ficou dividido? Qual a área de cada parte?
5. Sugeri os cortes que eles poderiam fazer;
6. Sugeri que os alunos acomodados em grupos utilizem todas as suas figuras geométricas obtidas a partir de quadrados recortados e montem mosaicos utilizando qualquer tema que venha a mente.
EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS: cola tesoura, lápis de cor, canetinha, papel cartão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário